sexta-feira, 25 de maio de 2012

CAPACITAÇÃO DE SECRETÁRIOS


             Dia 24 de maio, no Centro Municipal de Cultura, aconteceu uma capacitação para os secretários das escolas de abrangência da 14ª CRE, sob a coordenação das professoras Débora Jacobs, Eliena Garlet, Neusa Anchieta e Larissa Berger.
           Na oportunidade foram abordados os seguintes assuntos: Orientações para formatação de registros de documentos escolares e Censo escolar da Educação Básica de 2012.


 

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Curso Cultura e História Indígena Guarani




O Curso Cultura e História Indígena Guarani  oferecido pela UFFS em parceria com a 14ª CRE e SMED  está sob a coordenação da professora Bedatti Finokiet. A  professora Mara Rúbia Vieira Ferrazza é a representante da 14ª CRE.
 A I Etapa aconteceu no CTG Tio Bilia em 28/03/2012 com a apresentação do Projeto pela professora Bedatti.
A II Etapa aconteceu no CTG Tio Bilia em 25/04/2012 com práticas da cultura Indígena como fogo de chão e comida típica pela professora indígena Patrícia Ferreira.
A III Etapa acontece em 23/05/2012 no salão de Reuniões da CRE com abordagem dos temas: O significado do alimento dentro da cultura Indígena e o Indígena Guarani no período missioneiro.
Esse curso é uma oportunidade para os professores adquirir conhecimentos da cultura Indígena Guarani e para dar cumprimento da Lei 11645/08 nas escolas.
O curso tem duração de 40hs com 10 encontros de março a dezembro/2012.                             
                                                                                                                         
                                             

Foto - II Etapa
Foto - II Etapa
    
                                                                         Foto - III Etapa
                                                                      Foto - III Etapa

quarta-feira, 16 de maio de 2012

MOSTRA FOTOGRÁFICA


          Na sexta-feira, dia 11 de maio, às 10 horas, aconteceu a abertura da Mostra Fotográfica dos 60 anos da 14ª CRE, no Museu Municipal Dr. José Olavo Machado.
          A exposição ficará no Museu no período de 11 a 30 de maio de 2012, e o horário para visitação é das 9h às 12h e das 14h às 17h. 
         A Mostra constitui-se de fotos de vários acervos que mostram a trajetória da coordenadoria.





SANTO ÂNGELO SEDIOU ENCONTRO REGIONAL DO PROGRAMA ESCOLA ABERTA

          No dia 05 de maio, Santo Ângelo sediou o Encontro Regional do Programa Escola Aberta que foi realizado na Escola Ulysses Rodrigues, durante todo o dia. As Coordenadorias envolvidas no evento além da 14ª são: 17ª (Santa Rosa), 32ª (São Luiz Gonzaga), 35ª (São Borja) e 36ª (Ijuí), que participaram com o coordenador do Programa (diretor ou vice-diretor e um monitor por escola, além dos Oficineiros e presidentes do CPM de cada escola) dos 14 municípios com escolas abertas, totalizando em torno de 250 pessoas.
      O foco do Encontro Regional foi qualificar as oficinas, e contou com palestrantes de outras localidades, inclusive da SEDUC.











I MOSTRA DO MAIS EDUCAÇÃO


Aconteceu no dia 04 de maio a I Mostra do Mais Educação. O evento ocorreu na Praça Pinheiro Machado, numa parceria da 14ª CRE e Secretaria Municipal de Educação de Santo Ângelo. Neste dia, todos os municípios que desenvolvem o Programa Mais Educação no Estado do Rio Grande do Sul tiveram a oportunidade de assistir a apresentação das atividades realizadas pelos alunos das escolas que possuem o Programa. Em Santo Ângelo foram cinco escolas estaduais e quatro escolas municipais, que estiveram em praça pública apresentando atividades como capoeira, taekwondo, hip hop, canto coral, banda fanfarra, teatro, ciclismo, percussão, dança, entre outras. Estavam presentes as Escolas Estaduais Orestes Lemos, Dr. Sparta de Souza, Abílio Lautert, Unírio Carrera Machado e Ulysses Rodrigues, além das Escolas Municipais, Matilde Ribas Martins, Miguel Bosniack, Marcelino Champagnat e Ulisses Rodrigues que já integram o Programa desde 2011. Toda a comunidade foi convidada a prestigiar o trabalho dessas escolas.




 

OBRAS PELA AUTONOMIA FINANCEIRA

Da esquerda para direita:Amauri Stasiak, Renoir B. Rosenthal, Ludimila Durão, Josana Chaves Ribeiro, Clarice Bassani,Tânia Santiago, Jaqueline de Oliveira Pires e Márcia Inês Masquio dos Santos.
                 
        Dando prosseguimento ao atendimento as Obras pelo Processo de Autonomia Financeira, conforme Decreto nº 48.620, de 28 de novembro, reuniram-se, no dia 16 de maio, na sala de reuniões da 14ª Coordenadoria Regional de Educação, a Comissão Permanente de Licitações, Tania Rosana Matos Santiago, responsável pelas obras da 14ª CRE, Ludimila Nunes Durão, Assessora Jurídica, da mesma Instituição de Ensino, Jozana Chaves Ribeiro, Arquiteta-coordenadora da 14ª Coordenadoria Regional de Obras Públicas, Jacqueline de Oliveira Pires, titular da E. E. de Ensino Fundamental Sparta de Souza. A reunião teve como propósito fazer a abertura dos envelopes das Licitações Modalidade Convite da escola, para a realização de muro e cercamento. Manifestaram interesse as empresas: G&F Projetos e Construção Ltda, Rosenthal projetos e Construção Ltda e Stasiak Construções Ltda, sendo que a empresa G&F venceu o certame, pois apresentou a melhor proposta no valor R$ 95.403,60.

terça-feira, 1 de maio de 2012

Oficina : Aquecedor Solar com Material Reciclável

      No dia 27 de abril, em Santa Maria, a professora Ludimila Durão, representante da 14ª CRE e a professora Dânia Hannel, representante do I.E.E. Odão Felippe Pippi participaram da oficina "Aquecedor Solar com Material Reciclável", coordenado pelo Sr. Marcelo Biassusi da Emater, Roberto Adornnes do DAD e Márcia Olegário do DAM.
      A finalidade da oficina foi comprovar que é possível reutilizarmos as garrafas PET, caixas Tetra Pak, pedaços de isopor e sacolas plásticas em projetos socioambientais, propiciando mais conforto, dignidade, qualidade de vida e economia de energia elétrica. O projeto também nos leva a refletir sobre a responsabilidade individual na hora de consumir, gerando a menor quantidade possível de lixo e descartando-o corretamente, minimizando impactos desastrosos ao meio ambiente.
      O projeto piloto será desenvolvido no referido Instituto Educacional pelos alunos com a orientação da professora Dânia.