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14ª CRE – 60 ANOS DEDICADOS  À EDUCAÇÃO
O ENSINO MÉDIO NOSSO DE CADA DIA

Por que o Ensino Médio Politécnico? Responder e justificar a interrogação é, relativamente, fácil se compreendermos que o mundo, a sociedade, a escola, as pessoas estão em constante transformação. Por que propor a reestruturação curricular do Ensino Médio, renomeando-o de Ensino Médio Politécnico? Mero devaneio de alguém que não tem o que fazer ou mostrar serviço? Ouve-se de tudo.
Entendo ser mais do que um mero devaneio ou mostrar serviço. Numa perspectiva bem prática poderíamos nos interrogar sobre a serventia do ensino médio. Para que ele serve? Para que ele deve formar?  Para o vestibular? Para a universidade? Para a cidadania? Para o mundo do trabalho?
As transformações da sociedade contemporânea e as novas exigências para a formação das juventudes deve ser o contexto para pensarmos o Ensino Médio e, neste sentido, devemos pensar para além de uma perspectiva puramente prática ou de sua serventia. Se observarmos os indicadores do ensino médio no Rio Grande do Sul, que apresenta uma defasagem idade-série de 30,5%, um índice de abandono de 13% e um índice de reprovação de 21,7%, que outros motivos são necessários para justificar uma reestruturação curricular?
A reestruturação curricular do ensino médio, além de propor a superação dos altos índices de reprovação e evasão, procura atender as orientações da LDBEN (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) Lei nº 9.394/1996; do parecer Nº 5/2011 do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica (CNE/CEB), que discorre sobre as diretrizes curriculares do Ensino Médio e, por fim, a resolução Nº 2/2012 do CNE/CEB que define as diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, atendendo, dessa forma, as demandas de formação que a sociedade contemporânea está exigindo.
Nesta perspectiva, o Ensino Médio Politécnico volta-se à formação das diferentes juventudes que estão na escola.  Uma formação voltada à compreensão da totalidade social, que articule a ciência, a cultura, o mundo do trabalho e a tecnologia. Uma formação plena e integral.

                                                                                                             Martin Kuhn

O ENSINO MÉDIO NOSSO DE CADA DIA II
O que é o Ensino Médio Politécnico? Inúmeras controvérsias se estabeleceram a partir do anúncio e apresentação da proposta do Ensino Médio Politécnico pela Secretaria Estadual de Educação (SEDUC/RS). A intenção não é entrar nas controvérsias, tampouco, desqualificá-las, apenas apresentar, ainda que sucintamente, alguns pontos da proposta.
O Ensino Médio é a etapa final da Educação Básica. Em conformidade com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº 9394/1996, art. 35, – apresenta os seguintes objetivos: aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental; a preparação básica para o trabalho e a cidadania; o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico; a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática assegurando a formação integral do estudante. Não menosprezando a relevância dos outros aspectos, mas a forma como o Ensino Médio estava até então organizado não assegurava a formação integral, tampouco, esta articulação com o mundo do trabalho e a formação para cidadania, o que passou a ser uma de suas prioridades.
Mas por que politécnico? Conforme Saviani, “(...) politecnia diz respeito ao domínio dos fundamentos científicos das diferentes técnicas que caracterizam o processo de trabalho produtivo moderno” (1989, p.17). Neste sentido, o Ensino Médio Politécnico não profissionaliza, contudo, “(...) deve estar enraizado no mundo do trabalho e das relações sociais, de modo a promover formação científico-tecnológica e sócio-histórica a partir dos significados derivados da cultura, tendo em vista a compreensão e a transformação da realidade” (SEDUC, 2011, p.14).
O Ensino Médio Politécnico, para além da preparação para o vestibular, tem por finalidade aproximar o aluno das práticas sociais, da cultura, da tecnologia, da ciência e do mundo do trabalho. Entre suas intenções não figura a formação de mão de obra para o mercado de trabalho, intenciona-se sim, que o aluno se aproxime, que conheça e compreenda o mundo do trabalho e, desta forma, amplia-se a possibilidade de formação de sujeitos que possam se inserir na vida produtiva numa perspectiva cidadã. 
                                                                                                                                          Martin Kuhn


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