Coordenação Pedagógica

Caminhada Ambiental e Leitura da Paisagem

No dia o6 de junho de 2012, na localidade de Lajeado do Cerne, na área rural de Santo Ângelo, aconteceu a Caminhada Ambiental e Leitura da Paisagem, foi uma atividade referente à programação municipal da Semana do Meio Ambiente.

            A promoção é da Escola E. E. F. Sagrada Família e da Emater/RS-Ascar em parceria com o DEMAM (Departamento Municipal do Meio Ambiente). Além dos alunos dessa escola e alguns de seus professores, participaram seis alunos do Grupo COM-VIDA (Comissão pelo Meio Ambiente e Vida) da E. E. E. F. Dr Sparta de Souza, juntamente com a professora Manoelita Manjabosco e a Assessora do Meio Ambiente da 14ª CRE, professora Cristina Fiorin Calegaro.

            Ao longo da caminhada foram observados vários aspectos do ambiente, como a infraestrutura, o solo, a fauna e a flora, mas, principalmente a situação calamitosa dos mananciais hídricos devido à estiagem que assola a nossa região e Estado. Essa ação pedagógica e ambiental teve como objetivo sensibilizar os participantes, mas, fundamentalmente, contextualizar os problemas ambientais para compreendê-los.

Alunos e professores da E.E.E.F. Sagrada Família


Leito seco de riacho




Alunos e professora da E.E.E.F. Drº Sparta de Souza, Técnicos da Emater-RS/Ascar e
moradores da localidade.


Leito seco de uma pequena cascata 

Leito seco de uma cascata maior

 SEMANA DO MEIO AMBIENTE
DE SANTO ÂNGELO - 2012



Coletivo Jovem de Meio Ambiente do RS

Realiza formação de Meio Ambiente com 14ª CRE e SEDUC

na E.E.E.F. Dr. Sparta de Souza


A Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Sparta de Souza foi uma das integrantes da Delegação Gaúcha que participou da III Conferência Nacional Infanto–Juvenil pelo Meio Ambiente na Escola, em 2008.            

Em função disso, na última quinta-feira, 17 de maio de 2012, aconteceu nesta mesma Escola a formação proposta pelo Coletivo Jovem de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul através das facilitadoras, Elize do Prado Cunha e Jociéle Bianchini de Paula, sendo uma das atividades de pós Conferência Nacional de Meio Ambiente.

Estas professoras desenvolveram, ao longo do dia, oficinas teóricas e práticas para fomentar a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDA), a qual já existe nesse educandário, para efetivar a construção da Agenda 21 Escolar.

Esta Agenda 21 Escolar deverá ter a participação de um grande grupo, que terá a responsabilidade de planejar e estabelecer metas para que os compromissos previstos sejam alcançados pela escola e sua comunidade.

Além destas formadoras estavam presentes a Assessora do Meio Ambiente da SEDUC, Adriana Stein da Silveira, o Secretário de Planejamento Municipal, Pedro Paulo Pillon, a Diretora da Escola, a professora Jacqueline de Oliveira Pires, a professora Silvana Cavalheiro Hepp, Coordenadora de Projetos Especiais, representando o Coordenador Regional de Educação da 14ª CRE, professor Adelino Jacó Seibt, a professora Maristela Beck Marques, Coordenadora Pedagógica da 14ª CRE, a professora Cristina Fiorin Calegaro, Assessora de Meio Ambiente da 14ª CRE, o Agrotécnico Jorge Menezes, representante do Departamento Municipal de Meio Ambiente e Fátima Moor, representante do Movimento Municipal de Mulheres.

Após a abertura do evento, o Coletivo Jovem de Meio Ambiente iniciou as atividades de formação, que contou com a participação de 8 professores e funcionários, 23 alunos da escola, além de uma graduanda do Curso de Ciências Biológicas da URI, campus Santo Ângelo.

A COM-VIDA da Escola E. E. F. Dr. Sparta de Souza possui diversas atribuições, entre as quais realizar debates e suas possíveis resoluções sobre questões sócioambientais e implementá-las. Para tanto, a COM-VIDA trabalha com a lógica de desenvolver parcerias com diversos órgãos públicos e movimentos sociais para potencializar suas atividades na escola e na comunidade.

Sendo assim, esta atividade desenvolvida pelo Coletivo Jovem de Meio Ambiente teve o objetivo de dar continuidade a formação dos alunos e professores já desenvolvida pela escola, principalmente pela professora Vanderlise Marques Christoschek. Trabalho esse que levou a escola justamente a participar da referida Conferência Nacional de Meio Ambiente, em 2008.

Essas são algumas das atividades desenvolvidas pela escola, pela comunidade escolar, pelos parceiros, com apoio da 14ª Coordenadoria Regional de Educação e da Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul.







PROGRAMAÇÃO REALIZADA:
MANHÃ


8h – Abertura


8h30min – Atividade 1: Apresentação do Coletivo Jovem de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul e Histórico das Conferências 

         *  Resumo da III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente       

         *  Responsabilidade construída pela escola 

         *  Apresentação da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida  (COM-VIDA) 

9h30min – Lanche 

9h45min – Atividade 2: COM-VIDA e Agenda 21 Escolar: Práticas cotidianas para a sustentabilidade 

10h45min – Atividade 3 : Diagnóstico Socioambiental Participativo

Início da Prática (Introdução – Projeto de Intervenção na Realidade Escolar) 

          * Divisão dos grupos  

12h – Almoço


TARDE:


13h  Atividade 4: Oficina de Futuro e Metodologia de Projetos          

15h30min – Lanche 

15h45min –  Retorno às práticas 

16h30min – Apresentação do Projeto de Intervenção 

17h – Fechamento das Oficinas e encerramento

2 comentários:

  1. O COLETIVO JOVEM trabalha com o seguinte princípio:"JOVEM EDUCA JOVEM, JOVEM ESCOLHE JOVEM E UMA GERAÇÃO APRENDE COM OUTRA."

    ResponderExcluir
  2. A COM-VIDA " Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida" surgiu para atender demendas da CNIJMA 2003 e tem como objetivo a inserção da Educação Ambiental no cotidiano escolar através da construção da Agenda 21 escolar.
    Os integrantes da COM-VIDA da escola Sparta estão todos de camiseta verde, usada na identificação e nas atividades desenvolvidas pelo grupo.

    ResponderExcluir