quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Representantes das Escolas e da CRE assistem Videoconferência com Secretário de Educação

 
Mais de mil professores, funcionários e representantes de equipes diretivas de escolas estaduais acompanharam, na tarde do dia 03/10/12, através de videoconferência, o Secretário de Estado da Educação, professor Jose Clovis de Azevedo, o qual proporcionou um “passeio teórico” por fundamentos do conhecimento e desafios da aprendizagem.
O Secretário iniciou sua intervenção, afirmando que os temas aprendizagem e conhecimento não se esgotam em poucas horas, "mas buscamos oferecer a vocês possibilidades de construção mais complexas para debater os temas", disse.
Jose Clovis de Azevedo provocou a reflexão dos presentes, ao frisar que vivemos numa sociedade da informação, e não do conhecimento. De acordo com o secretário, o conhecimento trabalha com a essência do fenômeno, ele se constrói a partir de uma nova produção da realidade. "Ele é uma resposta a uma pergunta". Sobre a relação entre aprendizagem, disciplinas curriculares e conhecimento, o secretário é enfático: nenhuma disciplina dá conta de um fenômeno de forma isolada, pois o fenômeno é parte de uma totalidade. Por isso, Azevedo destaca a importância de as disciplinas serem fortalecidas dentro das áreas de conhecimento.
O ser humano é inacabado, portanto, todos podemos aprender, dentro de ritmos próprios, salientou ele. "Conhecimento não se transmite, ele se cria, assim, o educador deve avaliar a cada momento a eficácia de sua intervenção pedagógica e modificá-la em função das necessidades do estudante”, frisou o secretário, o qual é professor, pesquisador e Doutor em Educação, lembrando que para aprender é preciso que haja link entre o que o educador quer ensinar e o contexto do aluno.
A videoconferência integra o programa de formação pedagógica da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e foi dividida em dois blocos, nas 30 CREs: no primeiro, a intervenção do secretário Azevedo, no segundo bloco, os conferencistas convidados – pesquisadores e professores de instituições de ensino superior nas CREs – interagem com o público, em debate sobre os temas tratados na videoconferência.
 
Em Santo Ângelo, o debate foi coordenado pelo professor Martin Kuhn, que integra o quadro pedagógico da 14ªCRE e também do IESA, e pelo professor Lívio Osvaldo Arenhart, professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).
 






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