Mais
de mil professores, funcionários e representantes de equipes diretivas de
escolas estaduais acompanharam, na tarde do dia 03/10/12, através de
videoconferência, o Secretário de Estado da Educação, professor Jose Clovis de
Azevedo, o qual proporcionou um “passeio teórico” por fundamentos do
conhecimento e desafios da aprendizagem.
O
Secretário iniciou sua intervenção, afirmando que os temas aprendizagem e
conhecimento não se esgotam em poucas horas, "mas buscamos oferecer a
vocês possibilidades de construção mais complexas para debater os temas",
disse.
Jose
Clovis de Azevedo provocou a reflexão dos presentes, ao frisar que vivemos numa
sociedade da informação, e não do conhecimento. De acordo com o secretário, o
conhecimento trabalha com a essência do fenômeno, ele se constrói a partir de
uma nova produção da realidade. "Ele é uma resposta a uma pergunta".
Sobre a relação entre aprendizagem, disciplinas curriculares e conhecimento, o
secretário é enfático: nenhuma disciplina dá conta de um fenômeno de forma
isolada, pois o fenômeno é parte de uma totalidade. Por isso, Azevedo destaca a
importância de as disciplinas serem fortalecidas dentro das áreas de
conhecimento.
O
ser humano é inacabado, portanto, todos podemos aprender, dentro de ritmos
próprios, salientou ele. "Conhecimento não se transmite, ele se cria,
assim, o educador deve avaliar a cada momento a eficácia de sua intervenção
pedagógica e modificá-la em função das necessidades do estudante”, frisou o
secretário, o qual é professor, pesquisador e Doutor em Educação, lembrando que
para aprender é preciso que haja link entre o que o educador quer ensinar e o
contexto do aluno.
A
videoconferência integra o programa de formação pedagógica da Secretaria de
Estado da Educação (Seduc) e foi dividida em dois blocos, nas 30 CREs: no
primeiro, a intervenção do secretário Azevedo, no segundo bloco, os
conferencistas convidados – pesquisadores e professores de instituições de
ensino superior nas CREs – interagem com o público, em debate sobre os temas
tratados na videoconferência.
Em Santo Ângelo, o debate foi coordenado pelo
professor Martin Kuhn, que integra o quadro pedagógico da 14ªCRE e também do
IESA, e pelo professor Lívio Osvaldo Arenhart, professor da Universidade
Federal da Fronteira Sul (UFFS).
Nenhum comentário:
Postar um comentário